Bolsas de Estudo

Informações
As bolsas de estudo são o apoio social directo aos estudantes economicamente mais carenciados, cujos agregados familiares não consigam, por si só, fazer face aos encargos inerentes à frequência do Ensino Superior. A sua atribuição é da responsabilidade do Governo. A sua existência assenta numa relação de confiança entre o estado e o estudante, exigindo assim aproveitamento escolar aos alunos auxiliados. O valor das bolsas de estudo são varáveis e dependem do património e dos rendimentos do agregado familiar.

Simulador
Antes de te candidatares podes simular se estás elegível para Bolsa de estudo e obter uma simulação do valor recebido.
www.dges.mec.pt/simulador/

Candidaturas
Para apresentar candidatura deves aceder ao formulário de candidatura no site da Direcção-Geral do Ensino Superior (os novos alunos devem solicitação as credenciais no momento de candidatura ao Ensino Superior , os estudantes que já se candidataram em anos anteriores através da plataforma da DGES,mantêm as suas credenciais e os estudantes que ainda não tenham as credenciais deverão dirigir-se à Secretaria de Apoio ao Estudante nos SASUA.
www.dges.mec.pt/wwwBeOn

Prazos
O concurso a apoios sociais, directos ou indirectos (bolsas de estudo, alojamento, universitário e auxílios de emergência) é efectuado anualmente. A candidatura a bolsa de estudo decorrem usualmente entre inicio de julho e final de setembro. Para além deste período, a candidatura à atribuição de bolsas de estudo entre outubro e maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano.
Deves proceder atempadamente à tua candidatura, de modo a evitar a saturação dos serviços pelos restantes candidatos.
www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas/EnsinoSuperiorPrivado/Prazos/

Resultados
Os prazos das candidaturas são divulgadas no portal da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) e também na página dos SASUA, www.sas.ua.pt (Apoio financeiro / Candidaturas / Prazos de candidatura).

Valores
O valor atribuído para a bolsa de estudo serve para apoiar as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina, entre outros. Este valor é variável e depende das necessidades específicas de cada aluno.

Alterações de rendimentos
Caso o teu agregado familiar, depois de teres apresentado o boletim de candidatura, tiver uma alteração da sua situação socioeconómica deves apresentar um requerimento nos SAS a informar essa alterações e a anexar todos os documentos comprovativos.

Pagamentos
As Bolsas de Estudo são pagas mensalmente pela Direcção Geral do Ensino Superior.
Ao preencheres o boletim de candidatura deves ter em atenção:
Não é possível efectuar qualquer alteração ao boletim depois de submeter a candidatura, por isso deves verificar e corrigir qualquer erro antes de submeter a candidatura.
Não enviar todos os documentos pode conduzir ao indeferimento da candidatura.
As candidaturas incompletas, com informação incorrecta ou falta de documentação, serão liminarmente indeferidas.

Para outras dúvidas deves consultar o FAQ dos SASUA
www.ua.pt/sas/PageText.aspx?id=15739&ref=ID0EHCA/ID0EEHCA/ID0EAEHCA